quarta-feira, 19 de maio de 2010

Porque meu carro não sobe ladeira?

Você já teve a sensação de que seu carro está ruim, apesar de ser um motor 1.6 16 V, e na subida de uma ladeira um Mille 1.0 passa por você brincando? Bom, isto tem explicação!

Acontece que os motores 16 V são desenvolvidos para trabalhar com rotações mais altas privilegiando o desempenho e economia na estrada, e os 8 V apesar de ter a CC menor , em grande parte dos carros, foram feitos para trabalhar com rotações menores dentro da cidade. O que acontece é que os motores de 16 V alcançam o torque a partir de 3500 rpm ou mais em média, e os 8 V atingem por volta dos 3000 rpm ou mais, isto na grande maioria dos veículos populares. Em alguns veículos com sistemas de válvula variável, o torque é alcançado mais cedo por ter mecanismos para tal função.

Outro ponto, é que alguns carros, mesmo sem o sistema de válvula variável, têm o torque alcançado mais cedo pela construção do motor e pela potência. Alguns médios e grandes têm construções de motores muito mais evoluídos, então estas diferenças ficam quase imperceptíveis. Não podemos esquecer tambem do escalonamento de marchas de cada carro, o que contribui também no desempenho do carro.

Um exemplo: um Scenic 1.6 16 V de 110 CV e um Mille Fire de 65 CV. O Mille vai subir ou arrancar muito mais rápido que um Scenic pelo fato de o motor atingir seu torque na faixa dos 3000 rpm ou mais, enquanto o Scenic só atinge seu torque a partir dos 3800 rpm. Mas, quando o Scenic atingir seu torque ele vai ultrapassar o Mille e atingir uma velocidade final mais alta. Isto depende também de quem esta dirigindo, por ter que saber aproveitar ao máximo o carro. Claro que há exceções em tudo. Alguns carros 1.0 alcançam velocidades muito altas, mas demoram um pouco mais para isto. Então, quem tem um veículo 16 V não precisa se preocupar quando, em uma subida ou arrancada no sinal, um “Uninho” passar na frente.É preciso se preocupar quando o carro não desenvolve, mesmo levantando o giro do motor. Isto é sinal de que algo está errado e de que é preciso procurar ajuda especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário