terça-feira, 20 de abril de 2010

Direito do Consumidor

Esta matéria foi retirada do site do jornal Correio Brazilense, estou postando ela aqui pois achei muito interessante. Mais um direito desconhecido por grande parte dos motoristas.

Seus direitos


Combustível em xeque

Na hora de escolher um posto para abastecer o carro, o consumidor pode conferir a qualidade do produto armazenado nas bombas. Saiba como

Pedro Cerqueira   
Carlos Silva/Esp.CB/D.A Press


Técnico analisa a qualidade do combustível, durante fiscalização em posto da cidade, no fim do ano passado

Poucos sabem, mas se o motorista desconfiar da aferição da bomba ou da própria qualidade do combustível, tem o direito de exigir que o posto faça alguns testes. Os postos são obrigados a cumprir determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

São três os procedimentos que devem ser feitos na presença do cliente. Um é para saber se a bomba de combustível fornece realmente o que está marcando. Para isso, todo posto deve manter uma medida/padrão de 20 litros devidamente aferida pelo Inmetro. O consumidor pode escolher a bomba na qual o funcionário do posto deve retirar exatos 20 litros. Para esse teste, existe uma margem de erro de 100ml para mais ou para menos.

Outra avaliação analisa o aspecto do combustível. Para isso, um litro deve ser colocado dentro de uma proveta para análise visual. Todo combustível deve ter o aspecto límpido e ausente de impurezas. A gasolina pode ter qualquer cor, menos azul. O álcool pode variar de incolor a levemente amarelado. O diesel no interior é avermelhado, e o das grandes metrópoles, de incolor a amarelado. Por fim, o teste do teor de álcool na gasolina, para saber se o posto não está exagerando na dose.

O procedimento é simples: em uma proveta de 100ml adiciona-se 50ml de gasolina e 50ml de uma solução aquosa de cloreto de sódio a 10%. Em seguida, o recipiente deve ser tampado e sua posição invertida por pelo menos 10 vezes (em vez de agitar energicamente a mistura). Depois deixa-se descansar por 15 minutos ou até a separação completa das duas camadas.

A primeira coisa que será observada é que a gasolina vai para a parte superior da proveta e a solução para baixo. Segundo, o volume referente à parte incolor da mistura vai aumentar porque o álcool que estava na gasolina será diluído na solução de água com cloreto de sódio. Dessa forma, o volume da camada incolor localizada entre a marcação de 50ml e a camada de gasolina corresponde ao álcool retirado da gasolina e é sobre essa quantidade que a conta do percentual de álcool deve ser feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário